Keng Zhou
China
Keng Zhou é empreendedor artístico, professor e pianista destacado. É presidente do SNTPO, a Quarta Orquestra Sinfônica Profissional de Xangai, Secretário Geral do Comitê de Artistas do futuro centro de arte Nine Tree (Shanghai), Diretor Artístico do Festival Internacional de Piano e da Academia Internacional de Piano do Conservatório de Música de Zhejiang, conselheiro graduado do Conservatório de Música de Xangai e fundador do Festival Internacional de Piano do Conservatório de Música de Xangai, ex-diretor da Academia Internacional de Piano do Conservatório de Música de Xangai, sendo atualmente Diretor Artístico do Festival Internacional de Piano Nine Tree de Xangai.
Keng Zhou iniciou seus estudos no Conservatório de Música de Xangai em 1983 e aprimorou seus estudos musicais na Universidade de Minnesota em 1989. Já deu recitais nos Estados Unidos e na Itália. Tocou como solista de uma orquestra local nos Estados Unidos, evento que foi transmitido pela Minnesota Public Radio. Foi vice-presidente da American Pacific Musicians Association e membro do conselho da Minnesota Sino-US Friendship Association. Em 2002 retornou a Xangai e foi nomeado vice-presidente do departamento de piano do Conservatório de Música de Xangai, lançando o Festival Internacional de Piano no Conservatório de Música de Xangai em 2005, que causou sensação na China com apresentações de mais de cem virtuoses de todo o mundo. Desde então, ele se tornou o criador e diretor da Academia Internacional de Piano do Conservatório de Música de Xangai e da série do Festival Internacional de Piano de Xangai, que está atualmente em seus quinze anos de sucesso. Em preparação para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, Zhou Keng organizou a Extravagância de Piano do Centenário de Pequim de 2008 no Centro Nacional de Artes Cênicas.
Além de curador de masterclasses e concertos de piano, Zhou Keng é convidado frequente para atuar no júri e no comitê organizador sênior de competições internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano China-Shanghai em Xangai, Jaen na Espanha, Mauro Paolo Monopoli e Nuova Coppa na Itália, Bach-Tureck em Nova York, Anton Rubinstein em Moscou, Prokofiev em São Petersburgo, CCTV National Piano Competition em Pequim e o 1º Concurso Internacional de e-piano realizado em Minneapolis. Atuou como produtor do musical chinês “The Sixth Patriarch” e consultor sênior da Shanghai Music Press. Sua visão sobre a cena da música clássica na China tornou-se o foco de entrevistas da mídia regional e nacional chinesa e internacional: CCTV “Music For Life” em outubro de 2016, BBC, Star Tribune of Minnesota, Universal Daily, Arts and Literature China, People’s Liberation Daily, Beijing Daily e outros. Por seus esforços na promoção das relações sino-européias no campo das artes e da cultura, o governo espanhol o homenageou com o “Reconhecimento Especial Isaac Albéniz” no centenário de Albéniz em 2009.