Akemi Alink

Japão/Holanda

Nascida no Japão, Akemi Alink é vencedora de concursos de piano nacionais e internacionais e se apresentou em importantes salas de concerto como a Suntory Hall, Tokyo Opera City recital hall and Munetsugu hall.
Além de solista, faz apresentações de música de câmera e como acompanhante de cantores de Lieder.

Desde 2012 firmou uma parceria artística com a mezzosoprano alemã Stephanie Gericke, com quem apresenta recitais de Lieder na Europa e no Japão, onde esteve em turnê em concertos em 2014, 2016 e 2019.

Paralelamente à carreira como concertista, Akemi Alink é professora de piano e já ministrou masterclasses na Europa, Japão e EUA.

Escritora, tem artigos publicados em livros e revistas do Japão e da Europa. Desde 2013 é responsável por uma série de artigos chamada “Relatos de concursos ao redor do mundo” para a revista mensal especializada em piano “Chopin”, no Japão, em um total de 100 vezes. Ela também redigiu importantes relatórios e deu entrevistas sobre os concursos internacionais de piano mais importantes do mundo, como os de Hamamatsu, no Japão (2015, 2018), Sydney, na Austrália (2016), o Arthur Rubinstein International Piano Master Competition, em Israel (2017), e o Fryderik Chopin International Piano Competition, na Polônia (2015, 2021).

Foi jurada de muitos concursos internacionais de piano tais como Concurso Internacional de Piano “Premio Jaén” (Spain), Concorso Pianistico Internazionale “Rina Sala Gallo” (Italy), Santa Cecilia International Competition  (Portugal), Concours International Grand Prix Animato (France), Stasys Vainiunas International Chamber Ensemble Competition (Lithuania), Cincinnati World Piano Competition (USA), Olga Kern International Piano Competition (USA), Cliburn International Amateur Piano Competition (USA), BNDES International Piano Competition in Rio de Janeiro (Brazil) and more.
Akemi Alink integra a Diretoria da Alink-Argerich Foundation. Compareceu a mais de 100 concursos nos últimos 20 anos e costuma dar orientação a jovens pianistas e organizadores de competições.

  • Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio Exclusivo
  • Instituto Cultural Vale
Apoio
  • Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • FUNARJ - Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro
  • Secretaria de Cultura e Economia Criativa Governo do Estado do Rio de Janeiro
  • Sala Cecília Meireles
  • Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira
  • Alink-Argerich Foundation
Realização
  • Instituto Arte Plena
  • Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo Governo Federal